14 November 2024
93 Especialistas + Organizações em Carta Aberta: Governos Devem Combater a Desinformação Climática
Baku, Azerbaijão – 14 de novembro de 2024 – Enquanto líderes mundiais se reúnem para as negociações climáticas da COP29 em Baku, com a Cúpula do G20 no Brasil se aproximando rapidamente, um grupo de 51 organizações internacionais e 42 especialistas em clima estão emitindo um chamado urgente à ação para enfrentar a crescente crise de desinformação climática. Essa desinformação, disseminada por interesses escusos, ameaça prejudicar o progresso em ambos os eventos internacionais cruciais, onde as discussões sobre a regulamentação de plataformas e o papel da comunidade global no combate à desinformação estão em destaque.
Este chamado à ação surge no momento em que o Brasil, anfitrião da próxima Cúpula do G20, lidera uma iniciativa global focada especificamente na integridade da informação climática, com o objetivo de combater a desinformação que impede a ação climática, juntamente com a ONU. Espera-se que essa iniciativa seja oficialmente anunciada na Cúpula do G20 nos dias 19 e 20 de novembro.
A carta aberta, assinada por uma gama diversificada de organizações, incluindo Avaaz, Institute for Strategic Dialogue (ISD), Reporters Sans Frontières, E3G, Purpose, ClimaInfo, FALA, Observatório do Clima, Rede Nacional de Combate à Desinformação, WWF-Brasil e especialistas renomados como John P. Holdren, Michael Mann, Ed Maibach, Thelma Krug e Geoffrey Supran, destaca a necessidade urgente de os governos:
-
Reconhecerem a ameaça: Reconhecer publicamente a desinformação climática como um grande obstáculo à ação climática e às políticas eficazes.
-
Adotar uma definição universal: Estabelecer uma definição clara e consistente de desinformação climática que englobe as táticas enganosas usadas para minar a ciência e a ação climática.
-
Responsabilizar as plataformas: Pressionar empresas de mídia social, provedores de tecnologia de publicidade e editoras a implementar medidas concretas para prevenir a disseminação da desinformação climática e promover a integridade da informação. Isso inclui aumentar a transparência, impedir a monetização da desinformação e abordar o impacto de tecnologias emergentes como a IA.
A carta enfatiza a importância de adotar os Global Principles for Information Integrity da ONU a fim de promover um ambiente online mais saudável que apoie a tomada de decisões informadas e permita uma ação climática eficaz.
Sobre a Carta Aberta:
Esta carta aberta é um esforço conjunto de uma coalizão global de organizações e especialistas dedicados a combater a desinformação climática. As assinaturas incluem as principais organizações educacionais, climáticas e de integridade da informação, com forte representação internacional e do Brasil, e membros da coalizão Climate Action Against Disinformation (CAAD), bem como renomados cientistas climáticos e especialistas em integridade da informação.
(Link para a Carta Aberta e Lista de Assinaturas PT-BR – EN)